A manutenção corretiva ocorre quando a impressora apresenta algum defeito que prejudica o seu pleno funcionamento, como atolamento de papel, manchas, barulhos e código de erros.
Este tipo de manutenção serve para corrigir estes problemas e deve ser feito imediatamente após a presença do defeito, evitando que cause transtornos ainda maiores.
A manutenção corretiva pode proporcionar diversos benefícios para as máquinas onde esta atividade é realizada, uma vez que através da manutenção corretiva serão identificadas e reparadas as falhas existentes, proporcionando o perfeito funcionamento da máquina, trazendo novamente as diversas vantagens da utilização da impressora, para os usuários que necessitam desta ferramenta de trabalho.
A manutenção corretiva é realizada no momento em que a impressora apresenta algum tipo de dano físico e necessita de reposição e troca de algumas peças, para que possa retornar a funcionar de forma correta.
De forma simplificada, a manutenção corretiva consiste na atividade de realizar a substituição das peças ou componentes que estejam estragados ou apresentem qualquer tipo de dano, devido a sua grande utilização, ou ao tempo de desgaste em que foi utilizado.
O desgaste ou dano de uma peça, pode ocorrer devido à má utilização dos seus componentes principais que são utilizados para realizar a impressão dos documentos que são necessários pelos usuários, ou mesmo por desgaste da máquina quando utilizado por um longo tempo.